In Memoriam Joana Marques Vidal (1955-2024)

Publicado .

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Joana Marques Vidal, presidente da direção da APAV entre 2007 e 2012.

Joana Marques Vidal nasceu a 31 de dezembro de 1955 em Coimbra, tendo-se licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e especializado na área de Direitos da Família e Menores. Em outubro de 2012, foi empossada Procuradora-Geral da República, cargo que exerceu até 2018.

Enquanto presidente APAV, Joana Marques Vidal teve um indelével contributo que marcou a história da Associação, na sua missão de apoio às vítimas de crime em Portugal. Recordamos as suas palavras: «Tenho toda uma história de ligação à APAV, desde sempre. Sempre reconheci a importância de termos em atenção as vítimas, designadamente as vítimas de crime e, dentro das vítimas, os mais vulneráveis, e também a importância de fazer algo de concreto na proteção dessas vítimas. E quando digo algo concreto é ser agente da promoção da mudança legislativa, mas principalmente ser um agente da promoção de alteração dos comportamentos.»

Morreu no dia 9 de julho, aos 68 anos, no Hospital de São João no Porto.

Toda a equipa da APAV está consternada com o falecimento de Joana Marques Vidal e prestamos-lhe uma sentida homenagem. A sua dedicação à defesa das vítimas de crime, dos direitos fundamentais e da justiça ficará na nossa memória, servindo de inspiração para todos nós.

Apresentamos as nossas mais respeitosas condolências à família e amigos.